quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Aprendes...





"Depois de algum tempo aprendes a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. Aprendes que amar não significa apoiares-te, e que a companhia nem sempre significa segurança. Começas a aprender que beijos não são contratos, e presentes não são promessas. Começas a aceitar as tuas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Aprendes a construir todas as tuas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo, aprendes que o sol queima se ficares exposto por muito tempo. Aprendes que não importa o quanto te importas, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceitas que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando, e tu precisas de perdoá-la por isso.
Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais. Descobres que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que podes fazer em um instante, coisas das quais te arrependerás pelo resto da vida.
Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. O que importa não é o que tens na vida, mas quem tens na vida. Que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprendes que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebes que o teu melhor amigo e tu podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobres que as pessoas com que mais te importas na vida são tomadas de ti muito depressa – por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vemos.
Aprendes que há circunstâncias e ambientes sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começas a aprender que não te deves comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobres que te leva muito tempo para te tornares a pessoa que queres ser, e que o tempo é curto.
Aprendes que não importa onde já chegas-te, mas onde estás a ir, e se não sabes para onde estás a ir, qualquer lugar serve.
Aprendes que, ou controlas os teus actos ou eles te controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprendes que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.
Aprendes que a paciência requer muita prática. Descobres que algumas vezes, a pessoa que esperavas que te chutasse, quando cais é uma das poucas que te ajuda a levantar.
Aprendes que a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que tiveste e com o que aprendes-te com elas, do que com quantos aniversários já celebras-te.
Aprendes que há mais dos teus pais em ti do que tu supunhas.
Aprendes que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. Poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprendes que quando estás com raiva tens o direito de estar com raiva, o que não te dá o direito de ser cruel. Descobres que só porque alguém não te ama do jeito que querias, não significa que esse alguém não te ame com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam e simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprendes que nem sempre és suficiente perdoado por alguém; algumas vezes tens que aprender a perdoar-te a ti mesmo.
Aprendes que com a mesma severidade com que julgas, serás em algum momento condenado.
Aprendes que não importa em quantos pedaços o teu coração foi partido, o mundo não pára para que o refaças.
Aprendes que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, planta o teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperares que alguém te traga flores.
Aprendes que realmente podes suportar... que realmente és forte, e que podes ir muito mais longe depois de pensar que não podes mais. Que realmente a vida tem valor e que tens valor diante da vida".

William Shakespeare

Nenhum comentário: